Medição de amônia - a solução
O analisador de amônia MS3500 é o único instrumento no mercado que foi projetado especificamente para analisar os níveis de amônia na entrada de água residual bruta. O princípio de operação é a medição dos gases do espaço fisico de um tanque de amostra contendo a água residual a ser medida.
O MS3500 funciona passando água por um tanque de amostra, conforme mostrado abaixo. Hidróxido de sódio (NaOH) é adicionado para aumentar o pH da água residual, convertendo NH4 + em amônia. Através do uso da Lei de Henry, a concentração de gases no espaço superior é proporcional à concentração da substância na água. A amônia e outros voláteis nas águas residuais passarão para o espaço superior acima das águas residuais, onde ficarão presos. Isso continuará até que o equilíbrio seja alcançado.
Uma amostra dos gases do espaço fisico de um tanque de amostra é então passada pelos sensores no cabeçote do sensor MS3500, que respondem à amônia no tanque de amostra, mas rejeitam outros contaminantes. Essa resposta é então analisada pelo instrumento e um valor de concentração é gerado com base na relação entre a concentração presente no tanque de amostra e na água.